segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Exercícios físicos na adolescência.


A musculação antes dos 16 anos de idade pode causar lesões e problemas nas articulações e ligamentos, além de comprometer o crescimento.
Ao lado da quadra de futebol, onde os amigos se reúnem para bater uma bolinha, a sala de musculação do prédio é um dos locais preferidos dos jovens e adolescentes. Mas é preciso tomar cuidado com seu uso, conforme orienta o fisiologista do exercício e consultor esportivo, José Rubens DElia. “Adolescentes menores de 16 anos não devem praticar esse tipo de atividade, pois como o organismo ainda está em desenvolvimento, a musculação pode causar lesões, micro-fraturas, problemas nas articulações, nos ligamentos e comprometer o crescimento”, alerta o especialista.
Outro problema com a musculação para pessoas muito jovens é que a prática pode acarretar um desvio postural e problemas nos ossos ainda em desenvolvimento, que são pressionados pelos músculos trabalhados. Por isso os treinos mais específicos, com cargas elevadas só podem ser feito por adultos treinados.
Porém, se você completou 16 anos pode começar a treinar, com a orientação de um personal trainer, sempre dando ênfase aos exercícios de resistência e não aos de força. Confira:

Musculação aos 16 anos de idade

SIM: exercícios de resistência, com cargas menores (até 60% da capacidade máxima do seu corpo) e maior número de repetições.
NÃO: exercícios de força, com cargas elevadas (de 70% a 100%) e poucas repetições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário