segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Exercícios Físicos e seus benefícios.



Os exercícios físicos fazem muito bem para a saúde. Isso todo mundo já sabe. O que pouca gente se dá conta é que para os jovens a atividade física tem uma importância ainda maior, pois ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento de um corpo saudável, ajuda a prevenir inúmeras doenças que se manifestam apenas anos mais tarde em pessoas sedentárias.
Nos adolescentes o exercício físico regular proporciona um melhor desenvolvimento da massa óssea, músculos e articulações, do controle do peso, do bom funcionamento do coração e pulmões, do desenvolvimento e coordenação dos movimentos e contribui também para o controle da ansiedade e depressão.
Além disso, a participação em atividades físicas permite-lhes a oportunidade de se expressarem, de desenvolverem a autoconfiança, a auto-realização, a interação e a integração sociais. A sua prática ainda favorece a adoção de comportamentos saudáveis, levando, por um lado, a evitar consumos nocivos como tabaco, álcool e drogas, e, por outro, a aderir a uma alimentação saudável, ao descanso adequado e a comportamentos de segurança.
Outro ponto positivo é que os padrões de exercício físico adquiridos na infância e adolescência são mais facilmente mantidos durante toda a vida, sendo a base para uma vida ativa saudável. Por outro lado, estilos de vida como o sedentarismo, a alimentação desequilibrada e o abuso de certas substâncias, adquiridos enquanto jovem, vão repercutir pela vida toda.

Por isso, é importantíssimo para o jovem manter-se ativo. Seja através de atividades físicas na escola ou em treinamentos esportivos,nas academias ou em centros especializados.


Veja outros benefícios ao realizar exercícios físicos.

• Melhora da composição corporal com a diminuição do percentual de gordura;
• Ajuda a evitar a obesidade;
• Ensina o jovem a ter disciplina;
• Afasta das drogas;
• Promove o relacionamento social;
• Estimula a superação e a resolução de problemas e dificuldades;
• Melhora a postura;
• Exercita tanto a independência do aluno, quanto o relacionamento em grupo;
• Aumento da força e resistência muscular, agilidade, flexibilidade, da condição cardiorespiratória etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário